Vale a pena assistir, ouvir e ler!
Dicas da COONECTAR de vídeos, SITES e podcasts

Curadoria de Bruno Andreoli

Confira novas sugestões de podcasts, sites e vídeos trazidas pela Coonectar! 

Phet: Simulações para Ciências

 
Picture1_dicasCulturais.jpg

O Phet Interactive Simulations, site da norte-americana Universidade do Colorado, traz uma rica coleção de recursos, seja para a era da pandemia, seja para depois, que pode ser utilizada gratuitamente por professores e alunos. Encontram-se, na plataforma, simulações para ciências físicas e para matemática.

Um exemplo é a seção sobre o Estudo dos Gases, tópico comum aos currículos de Física e de Química. Simulações para esse conteúdo são indispensáveis porque o estado gasoso, ao contrário do sólido e líquido, é temperamental e fugidio, e demonstrações em sala de aula nesse caso são praticamente impossíveis. O site tem versão em diversas línguas, incluindo a nossa:

https://phet.colorado.edu/pt_BR/ .

 

 

 

Jornal do Veneno

 
Picture2_fiosDecultura_1.jpg

Trata-se do podcast da jornalista Juliana Gomes, que se dedica a temas de alimentação saudável, com ênfase no problema dos alimentos ultraprocessados e no uso indiscriminado de agrotóxicos, potencializado neste governo. Os áudios contam com a presença de especialistas e tem tom irônico e convidativo. Vale a pena conferir! O podcast pode ser acessado pelo Spotify em https://open.spotify.com/show/2NS36JPe3OmV6vZZ7jOcio .

 

 

 

 

FutureMe

 
Picture3_FiosDeCult_3.jpg

O site FutureMe é daquele tipo "Por que não pensei nisso antes?". Se merece o sucesso que faz, isso você mesmo pode julgar. O serviço oferecido é simples: você pode enviar uma carta a si mesmo no futuro. Na data definida, a "carta" é recebida por e-mail. Os relatos dos usuários, presentes na página, indicam seu uso tanto como mero lembrete como para auxiliar na realização de grandes objetivos. Vale observar que sua mensagem pode ficar disponível publicamente ou não, dependendo do gosto do freguês. O site está em inglês, mas, é claro, a carta pode ser escrita em sua própria língua. Você pode conferir em https://www.futureme.org/