Fios de Cultura

Por Rita Barbosa

Considerando a importância de respeitarmos ao máximo o isolamento social visando a saúde coletiva, a Coonectar continua indicando dicas culturais para aproveitar de casa. Logo poderemos nos reunir com tranquilidade e segurança e, aí, prometemos indicar atrações com o calor do povo!

 

Clarice

https://claricelispector.ims.com.br/

 

O Instituto Moreira Salles (IMS) lançou um site bilíngue 100% dedicado a Clarice Lispector em homenagem ao seu centenário. Lá você encontra manuscritos, fotos, áudios, cartas, aulas e muito mais. A maioria provém de acervo da escritora, que está sob guarda do IMS desde 2004.

Você pode simplesmente sair rolando a tela do site e se surpreender com as novidades que aparecem ou pode fazer uma pesquisa de teor acadêmico, buscando temas específicos. O site tem design convidativo e é rico em memórias materiais e afetivas. Vale muito a pena passar um tempo por lá!

 

Museu de Arte da Bahia e Projeto “Consciências Negras”

Como parte do projeto desenvolvido pela Google Arts & Culture, “Consciências Negras”, o Museu de Arte da Bahia digitalizou, pela primeira vez, em alta resolução, pinturas, xilogravuras e desenhos que retratam o negro e a cultura popular afro-baiana. A série Iemanjá do pintor Carybé (1911-1997) é muito sensível e se destaca no acervo. É só visitar https://artsandculture.google.com/exhibit/o-negro-e-as-artes-pl%C3%A1sticas-no-mab.

Você também pode aproveitar e conhecer outras parcerias do projeto “Consciências Negras” pelo link https://artsandculture.google.com/project/black-consciousness-in-brazil.

Nasa (aplicativo)

O aplicativo da Nasa está disponível de forma gratuita nas várias plataformas conhecidas (iOS, Android, Amazon, entre outros). Embora esteja em inglês, é bem fácil navegar pelo material oferecido. São mais de 18 mil fotos que você pode ver pelo celular ou TV. Além disso, o usuário tem acesso a vídeos, podcasts e alguns conteúdos com tradução para o português. São imagens de tirar o fôlego e uma maneira legal de lembrarmos nosso tamanho diante de todo o Universo. É só pesquisar por “NASA” na sua loja de aplicativos!

© 2020 por Coopernexus. Webdesign Matheus Meira, Bruno Andreoli e Livia Cucatto.