EDITORIAL PERMANENTE

Uma identidade editorial aberta

A Revista Coonectar é mais um veículo de comunicação da CooperNexus, uma nova cooperativa docente sediada na cidade de São Paulo. Porta-voz da leitura de mundo de seu conjunto de profissionais ligados à Educação Básica pública e privada, buscamos estabelecer uma rede de informações sólidas e sensíveis às questões do presente. Isso para nos conectarmos com quem compartilha, ou deseja compartilhar, do perfil, das condutas, dos valores e das visões que nos animam a trazê-la a público no site https://www.revistacoonectar.com

 

Com o propósito de dialogar com essas pessoas, a Coonectar é uma revista eletrônica bimestral, peculiar no cenário atual. Mais do que um produto acabado, uma colcha de notícias formatadas com opiniões formadas e diversas, ela é expressão da nossa inquietação e insatisfação diante daquilo que lemos e reunimos nela de outros veículos nacionais e internacionais, claro, sem abrirmos mão de uma produção própria. Mas mesmo esta não pode estar confinada à nossa equipe permanente, pois deseja que quem a leia nela tome parte e escreva. 

 

Em outras palavras, além de uma cuidadosa curadoria de notícias e de conteúdos culturais e científicos diversos, o desenho da nossa revista deve incluir uma identidade de caráter colaborativo (por sua organização interna), participativo (por sua abertura a seus públicos leitores) e gratuito (por sua divulgação irrestrita). Portanto, a Coonectar possui o que chamamos de uma identidade editorial aberta às opiniões, contribuições e repercussões de quem quiser nos acompanhar, contribuindo edição a edição nos descaminhos de tentarmos compreender o que estamos fazendo e vivendo. Nela, então, procuraremos produzir, selecionar e difundir somente conteúdos de interesse coletivo. Além de opiniões e análises críticas fundamentadas tanto na formação docente especializada e multidisciplinar de sua equipe, quanto em critérios que manifestem seus valores, sua visão ativa e seus projetos de impacto social.

 

Como somos uma organização de professoras e professores, nossos anseios, nossa percepção e parte da nossa identidade estão arraigadas em nosso Estatuto e em nosso Regimento Interno, nos quais buscamos equilibrar nossa dupla natureza de instituição tanto política, quanto econômica. Assim, com essa nossa origem mais do que na cabeça, nossa revista deseja levar, ampliar e consolidar seus valores, sua visão e seus projetos a outras coletividades, espaços e pessoas. Em particular, valores que deverão ser precisamente os seus critérios de publicação editorial, os quais são:

 

1. O Cooperativismo enquanto projeto de interferência política em prol de um mundo em comum de respeito às liberdades individuais e sociais, de respeito à diversidade e à dignidade humanas (em todas as suas manifestações, mas sobretudo socioeconômicas, étnico-raciais, de gênero e sexualidade, regionais, religiosas) e de alternativa econômica às relações vigentes entre capital e trabalho que predominam no mercado.

 

2. Uma Educação Democrática que contribua para a ampliação não só do acesso a toda forma de cultura, ao ensino em seus diversos registros (oral, escrito, audiovisual) e ambientes (virtual ou  presencial), mas para a autoestima de toda identidade e a efetivação do exercício pleno dessa pluralidade de identidades no Direito à Cidade, com todos os seus recursos, equipamentos e serviços. 

 

3. A valorização e a divulgação das Ciências e das Tecnologias, para a emancipação humana, sua compreensão e inserção cósmica e uma melhor preservação ecológica, sempre com base nos saberes científicos acadêmicos consolidados nas diversas universidades e instituições de ensino e pesquisa de renome nacional e internacional.

 

4. A defesa de um desenvolvimento econômico que implique, por um lado, em desconcentração e distribuição da renda socialmente produzida no campo e na cidade e, por outro, em uma relação ecologicamente sustentável tanto na produção, quanto no consumo.

 

Seções da Máscara Editorial

 

  1. Editorial da edição  

  2. Seção temática

  3. Ciência em foco

  4. Fios de cultura

  5. Muro cinza

  6. Resenhando

  7. Entre-vistas

  8. Sexualidades e gêneros

  9. Nossa América

  10. Pela internet

  11. Multiangular

  12. As partes do todo

  13. Ágora agora