Fios de Cultura

 

Por Gisele Cova

Em tempos em que a circulação pelo espaço público continua sendo limitada pelo receio dada a livre ocupação pelo coronavírus, quem pode, segue em casa. Selecionamos aqui algumas opções para o cultivo de reflexões e para o entretenimento. Continuamos na busca por atividades que são possíveis para esse tempo de reclusão.

Aula de Ariano Suassuna: Raízes populares da cultura brasileira

 

Parece que ouvir Ariano Suassuna é sempre um aquietar-se e fortalecer-se. Que falta faz sua voz em tempos tão coléricos. A nossa sorte é que algumas de suas passagens estão gravadas. Por aqui, não me canso de ver, rever e descobrir novas passagens. Ouvir, ouvir e ouvir Ariano. Nessa aula gravada no Sinpro-SP, em setembro de 2011, ainda com 84 anos, o autor trata de manifestações culturais que contribuem para a construção da identidade brasileira e, assim, compartilha sua luta perante o servilismo cultural imposto sobre a arte brasileira. Ao tratar de cultura, leva nossa percepção aos nossos próprios enraizamentos e à reflexão de como estamos costurando novas raízes. Fica aqui o convite para acompanhar e, nas palavras do Professor, se acumpliciar do seu protesto pela busca da valorização da arte brasileira. Que bom que nossa identidade conta com Ariano Suassuna.

 

Clique aqui para acompanhar essa aula.

Pedaços de pássaros: Curta-metragem

Nesse curta-animação feito com uma mistura de técnicas, os diretores Andrei Miralha e Marcílio Costa apresentam algumas relações humanas por meio da presença dos pássaros. Algumas questões que nos são caras são tratadas de modo delicado e mesmo inusitado. A cada vez que assistimos, questões diferentes surgem, tal como: qual é a nossa relação com a sombra que produzimos?

Para assistir a esse curta, entre na página do SESC.

Pequenas Histórias Machadianas: podcast

Um projeto da Rádio UFOP Educativa selecionou 12 contos de Machado de Assis que foram adaptados para a linguagem de rádio. Esse trabalho foi ganhador em 2009 do extinto prêmio Roquette Pinto. Encontramos 12 episódios de 30 minutos cada, disponíveis para acompanhar. Como o próprio site da rádio indica, os contos são apresentados aos ouvintes “sob um novo olhar, calcado nas imagens suscitadas pelo som.” Com direção de Mariana Zippinotti Costa Usbert e Thiago Carvalho Meira, os episódios nos trazem, de outra forma, a genialidade de Machado de Assis.

Para acompanhar esse podcast, clique aqui.

revista coonectar

© 2020 por Coopernexus. Webdesign Matheus Meira, Bruno Andreoli e Livia Cucatto.

Aos leitores:
Os artigos publicados nesta revista não refletem necessariamente uma opinião da Coopernexus, já que somos um fórum de opiniões. A responsabilidade das matérias aqui publicadas é exclusiva dos membros da revista.