Vale a pena assistir e ouvir!
Dicas da COONECTAR de vídeos e podcasts

Curadoria de Rita Barbosa

Confira novas sugestões de podcasts e vídeos trazidas pela Coonectar! Dessa vez, discussões sobre nosso Guia Alimentar,  as possibilidades de uma Economia Circular e, ainda, a solução do "gorjetismo" em tempos de crise foram os temas escolhidos para contribuir com a reflexão por meio de sugestões de novas alternativas aos leitores. 

Podcast "O Tempo Virou", de Giovanna Nader

#25 - Economia Circular e Regenerativa

com Fê Cortez

 
o tempo virou.jpg

Essa é a primeira temporada do podcast produzido pela comunicadora e consultora sustentável Giovanna Nader. A proposta é conduzir conversas com convidados sobre temas relacionados ao meio ambiente, apresentando alternativas aos principais dilemas da vida contemporânea. No episódio selecionado, de número 25, a comunicadora conversa com Fê Cortez, ativista ambiental, idealizadora do @menosumlixo, palestrante e defensora do projeto Mares Limpos desenvolvido pela ONU Meio Ambiente.

 

Ao discutir a Economia Circular, a proposta é sugerir novas formas de pensar a produção e o consumo em contraposição à Economia Linear, atualmente central nas sociedades nas quais não há preocupação com o destino dos recursos utilizados. O respeito às leis naturais do planeta é fundamental nesse processo, no qual se entende que existe um limite planetário e que a prioridade não é mais o lucro, mas sim considerar todas as formas de vida do planeta em nossa lógica de produção e consumo. Ao questionar inclusive o princípio do PIB, a conversa leva a repensar a desconexão do ser humano na teia da vida, visando caminhos para regeneração.

https://open.spotify.com/episode/3ceWAvkBFevQC6hO7Z4W8L

Podcast Ouvi Falar

O guia alimentar brasileiro - Temporada 2 EP 05

 
ouvir falar 2.jpg

Os Podcasts da série "Ouvi Falar", fruto de uma coprodução da MultiRio e UNIRIO, abordam temas relacionados à Ciência, buscando uma linguagem acessível e atraente para diversos públicos.

O programa escolhido apresenta o Guia Alimentar para a população brasileira, considerado um dos mais completos da atualidade e elogiado pela comunidade científica em todo o mundo. O guia tem sofrido ataques do governo brasileiro, liderados pelo Ministério da Agricultura, que pede uma revisão de um dos seus principais diferenciais: a distinção entre alimentos In Natura, Processados e Ultraprocessados. Guias anteriores costumavam se basear apenas na comparação entre nutrientes, de forma que era possível comparar arroz e biscoito, já que ambos são carboidratos. Ao elaborar essa distinção mais refinada entre a origem e a produção do que comemos, o guia apresenta-se como ferramenta fundamental para uma alimentação preocupada com a sustentabilidade e com a nutrição real dos brasileiros.

Os participantes discutem o problema do fácil acesso aos ultraprocessados, que acaba se tornando, na verdade, a comida de "lugar nenhum", levando ao risco de extinção de outros alimentos. Pensando a alimentação como um direito, fica explícita a necessidade de políticas públicas estruturantes que garantam o acesso a alimentos de verdade. Os pedidos de revisão do guia claramente visam atender as demandas da indústria, que quer continuar vendendo salgadinhos com sabor "caseiro" ou "da fazenda". O documento é, portanto, ferramenta polivalente no combate às mentiras e manipulações da indústria, simplificando o ato de comer de maneira real e mostrando o quanto o cardápio mais comum do brasileiro - o chamado "PF" - é mais que suficiente para a real nutrição, sem necessidade de "super" alimentos caros, raros ou então suplementos e complementos da indústria alimentícia e farmacêutica.

https://open.spotify.com/episode/7ulkDs0b3V6JafxkK4I04X

Episódio do programa Greg News, com Gregório Duvivier-"Gorjetismo"

 
gorjetismo.jpg

O episódio do programa "Greg News", transmitido pela HBO, também disponível na íntegra no YouTube, foi selecionado pensando no crescimento das empresas de delivery, especialmente em tempos de pandemia

Trata-se de continuação de episódio anterior que questionava várias empresas de delivery do mercado, como IFood, UberEats e Rappi, apresentando os graus de exploração sobre os entregadores. Agora, em "Gorjetismo", Gregório Duvivier debate a "solução" apresentada por grupos liberais neste momento de crise: a gorjeta. É como se tivéssemos naturalizado, sem questionar a falta de opção do mercado de trabalho,  a ideia de que qualquer valor pago vale, já que o trabalhador aceitou livremente a situação. Nesse viés, as empresas aparecem como se estivessem fazendo favores aos entregadores por disponibilizar a ferramenta para eles trabalharem e, aos poucos, as gorjetas passam a figurar como solução e  forma das empresas se eximirem de remunerarem melhor o trabalho. Uma reflexão necessária e complexa acerca das relações de trabalho nas economias neoliberais.

https://www.youtube.com/watch?v=-2sfnp0npnI&app=desktop