Vale a pena assistir e ouvir!
Dicas da COONECTAR de vídeos e podcasts

Seleção de Rita Barbosa

Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros

Em tempos difíceis, como fazer para conversar com quem pensa diferente da gente?

O site Mamilos– “ jornalismo de peito aberto” - apresenta podcasts semanais com temas variados, geralmente polêmicos, oferecendo visões diversas. Como é declarado objetivo do site, há mais preocupação em construir pontes do que provar pontos.
 

Nesse sentido, o podcast de Comunicação Não-Violenta representa bem sua proposta. Há uma discussão séria sobre a violência de impor versus a perspectiva de dialogar.
 

Analisando dados da pesquisa “Derrubando Muros & Construindo Pontes”, realizada pelo Instituto Avon em parceria com o site Papo de Homem, as jornalistas debatem o tema com o consultor internacional em comunicação não-violenta Dominic Barter e também com Mafoane Odara, coordenadora do Instituto Avon.
 

A pesquisa traduziu as dificuldades que temos para conversar e debater ideias, lidando com nossa raiva, irritação e nossas próprias necessidades. Três perfis foram traçados da população brasileira: os “construtores de ponte” (mais abertos ao diálogo), os “em trânsito” (aqueles que estão se esforçando para escutar e conversar mais) e os “entre muros” (aqueles que não sentem que têm paciência para falar com ninguém fora de sua bolha).
 

Exercer a habilidade e mediação diante dos conflitos não significa passividade. Está aí a chave para discutir esse tema relevante e necessário na atualidade.

Link para podcast:
https://www.b9.com.br/shows/mamilos/mamilos-204-comunicacao-nao-violenta/

Todos temos corpos!

Reachblog-Você sabe o que é wearable? Conheça as “tecnologias vestíveis”

Na Ted Talk da artista Kate Hartman, ela apresenta “eletrônicos vestíveis” que criou a fim de explorar a comunicação do ser humano com ele mesmo e com o mundo. O “Chapéu Murmurante”, por exemplo, foi a ferramenta que a artista criou para tentar dividir os ruídos que ficam em sua cabeça mas que ela tinha dificuldade de compartilhar. O “Chapéu Fale com Você Mesmo” é mais uma maneira de abrir espaço para falar e escutar.
 

São muitas as invenções e, certamente, o viés cômico não prejudica em nada a importância de traduzir em objetos angústias necessárias, ressaltando como a troca de emoções consigo mesmo e com os outros pode resultar em ambientes efetivamente mais saudáveis do ponto de vista psicológico e político.
 

Em suas criações, ainda há espaço para tentar
ouvir as necessidades das plantas e das geleiras. O vídeo é de 2011 e ali ela marca uma preocupação
crítica com como nos relacionamos com a tecnologia e o mundo. Certamente em 2020 essa reflexão só ganhou espaço e questionamentos fundamentais.

Link para o vídeo:
https://www.ted.com/talks/kate_hartman_the_art_of _wearable_communication?language=pt-br#t-518661

Políticas sociais na Nova República

O Ilustríssima Conversa, podcast da Folha de São Paulo, apresentou um debate interessante com
Marta Arretche a respeito dos caminhos das políticas sociais nos governos PDSB e PT. Com o título “Brasil escolheu incluir pobres sem tocar em privilégios da elite”, a cientista política conversa com o repórter Eduardo Sombini levando a análise, inclusive, para as perspectivas de desmonte de políticas sociais pelo presidente Jair Bolsonaro.

A combinação de medidas progressistas com privilégios tributários da elite aponta relações entre governos, tidos, de maneira geral, como antagônicos.

Link para o podcast:
https://folha.libsyn.com/brasil-escolheu-incluir-pobres-sem-tocar-em-privilgios-da-elite-diz-marta-arretche

Como começar a ouvir música clássica

A série de podcasts “Como começar” do Nexo Jornal é muito interessante para quebrar certos bloqueios comuns quando se trata de começarmos a nos dedicar a novos meios de conhecimento e arte.
Música clássica tende a ser um tipo de música considerada inacessível por grande parte da população, ou, ainda, um estilo destinado a um público de elite.
Nesse podcast, os jornalistas e escritores João Luiz Sampaio e Irineu Franco Perpétuo conversam com a pesquisadora de música Camila Fresca, o maestro André Bachur e o pianista Cristian Badu. O objetivo é apresentar o vocabulário básico do estilo musical, grandes compositores (inclusive brasileiros) e as possibilidades sensíveis do gênero.

Link para o podcast:
https://www.nexojornal.com.br/podcast/2019/02/13/Como-come%C3%A7ar-a-ouvir-m%C3%BAsica-
cl%C3%A1ssica

© 2020 por Coopernexus. Webdesign Matheus Meira, Bruno Andreoli e Livia Cucatto.